Golfe: dicas para melhorar o swing e aperfeiçoar o seu jogo

Para os golfistas em fase de aprendizagem, deixamos algumas dicas para que possam melhorar o seu swing e baixar progressivamente o seu handicap.

Olhos na bola

Um dos primeiros maus hábitos que os iniciantes adquirem é desviarem o olhar da bola no momento da tacada. Claro que é necessário calcular a distância e o tipo de impacto a aplicar, mas no momento exato em que a cabeça do taco atinge a bola, os olhos devem controlar totalmente a situação. Não tenha pressa, pois em poucos segundos poderá ver o efeito da sua tacada.

Mantenha um ângulo correto

O ângulo no qual a cabeça vai atingir a bola determinará, em grande parte, o sucesso da tacada. Saiba em que ocasiões aplicar diferentes tipos de ângulo, sendo que para os iniciantes a melhor opção será quase sempre um ângulo reto, deixando outras “aventuras” para uma fase posterior da aprendizagem.

Exercício, geral e específico

O golfe é um desporto, e como tal, manter a boa forma física é naturalmente essencial para conseguir os melhores resultados. A atividade física regular permite controlar o peso e dá mais resistência ao organismo, quer contra doenças, quer em esforços físicos prolongados. Além do exercício geral, é importante fazer alguns exercícios específicos, quer em termos de alongamentos quer no treino das tacadas. O braço e a mão sofrem mais do que se pensa em jogos longos e

é importante que se mantenham firmes e precisos.

Mantenha-se flexível

Esta dica está diretStay flexibleamente relacionada com a anterior. Lembre-se de manter sempre flexível após cada tacada e entre tacadas. Demasiada força, demasiada pres
são e demasiada tensão irão fatigar os seus músculos e diminuir a sua capacidade, tanto no fairway como no green.

Pratique regularmente

O golfe pode ser como andar de bicicleta, mas se estiver 10 anos sem pedalar, verá que quando se sentar no selim estará sem ritmo e incapaz de avaliar até que ponto conseguirá forçar ou fazer uma grande distância. O mesmo acontece com o golfe. Treine regularmente, num campo perto de si ou aproveitando férias em resorts de golfe, para que a boa forma se mantenha.

Tenha em mente que conseguir um “hole in one” pode ser um lance de sorte, como quem joga numa “app” cassino android e consegue um jackpot logo à primeira tentativa. Contudo, lembre-se que no golfe a sorte não aparece em todos os lances; na verdade, são muito poucas as tacadas em que tal acontece. Além disso, mesmo as tacadas de sorte geralmente envolvem um bom “swing”, uma postura flexível e atenção à bola – uma série de atenções aos detalhes que depois é recompensada com um belo “hole in one”.