Golf: Corrija o seu grip e melhore os seus resultados

O “grip”, isto é, a forma como o jogador segura o taco, é absolutamente vital para o resultado final do jogo. Um grip defeituoso vai limitar as possibilidades do swing, por mais treinado que seja. Uma boa analogia faz-se com o automobilismo: tal como os pneus são o único ponto de contacto entre o carro e o asfalto, também o grip é a única “ligação” entre o jogador e o seu taco, e daí até à bola. Tal como os pneus arruínam a corrida do melhor carro e do melhor piloto, assim o golfista iniciante ganhará tempo, em vez de perder, se dedicar atenção à forma como segura o seu “club”.

O grip é feito com a mão esquerda (para jogadores destros, sendo naturalmente com a direita para os esquerdinos.) O polegar e o indicador da mão direita formam um “V”, que deve apontar para um ponto imaginário entre a sua orelha direita e o ombro direito. Pratique esta posição várias vezes até a sentir naturalmente. Agarre a pega com os dedos, sem tocar com a palma da mão.

Polegares

Alguns jogadores tendem a esquecer a importância do polegar, deixando-o de lado, sem contacto com a pega do taco. Em vez disso, mantenha ambos os polegares sempre “colados” à pega: no caso dos jogadores destros, o polegar da mão esquerda virá assim para a direita, para o centro da pega. Desta forma, não só conseguirá efetivamente um melhor controlo – treine várias bolas até “sentir” o taco sob os seus polegares, como sob o resto da mão – como será mais fácil manter uma pressão constante sobre o taco ao longo de todo o swing.

Escolha a posição do mindinho direito

Parece uChoose the position of the right pinkym pormenor irrelevante para principiantes, e é a prova do quão fascinante pode ser o golfe, indo aos mais pequenos detalhes. Há 3 formas de colocar o mindinho:

  • sobre o indicador esquerdo, para jogadores experientes ou com mãos grandes, oferece mais sensibilidade.
  • entrelaçado com o indicador esquerdo, indicado para jogadores com menos força nas mãos ou nos pulsos.
  • sobre o taco, “à baseball “: indicado para jogadores com mãos pequenas.