Dicas para golfistas iniciantes e profissionais

Vamos agora deixar algumas dicas e orientações para golfistas, iniciantes e avançados.

Aprender, antes de investir

Não compre os tacos de golfe mais caros que conseguir encontrar. Os iniciantes da modalidade não conseguirão tirar o máximo partido de equipamentos destinados a profissionais experimentais. Opte por equipamento mais barato e mais simples e concentre-se em baixar o seu handicap o mais possível; o tempo virá para fazer investimentos mais avultados. Os ferros 6 e 8 e o putter, para utilizar no green, são os mais frequentemente utilizados.

Tenha lições

Para dar umas tacadas com os amigos, eles mesmos poderão dar alguma dicas do que fazer a quem ainda nada sabe de golfe. Contudo, para desfrutar da modalidade, a melhor opção é ter lições com um instrutor profissional. Tal como Tips for beginners and professional golfersaconteceria com um instrumento musical, por exemplo: quantas horas de tentativas frustradas se conseguem evitar, no início, com a ajuda de um bom professor? Além dos clubes de golfe, também os resorts costumam ter instrutores e academias; neste caso poderá aproveitar as férias para se concentrar totalmente nas lições. Aprender com os amigos tem ainda um outro risco: poderá inco
rporar alguns maus hábitos ao seu jogo que, no futuro, serão mais difíceis de extirpar.

Controlar as Distâncias

São duas dicas numa só; primeiro, resista à tentação da tacada mais forte e longa possível, que por vezes aparece aos iniciantes que já dominam a técnica. Adote uma distância média para as suas tacadas no tee, que possa realmente controlar. Segundo, treine intensamente as tacadas curtas, no green. Representarão cerca de metade do seu jogo.

Orientações para profissionais

Um golfista experimentado já terá passado pelas orientações que apresentámos neste artigo. O que poderemos acrescentar é a prática diversificada. Portugal tem cerca de 70 campos de golfe. Alguns são relativamente desconhecidos, quer entre turistas quer para golfistas, por estarem fora dos circuitos habituais (Algarve, Lisboa, Norte); é o caso do Hotel Villa Batalha, na vila do mesmo nome, ou do Bica Clube de Golfe, em Belmonte. Aproveite cada oportunidade para conhecer um novo campo, reconhecer os seus desafios e adaptar-se ao terreno.