Como escolher os tacos de golfe adequados para mulheres

Como acontece na maioria dos desportos, o facto de as mulheres serem, em média, mais leves e pequenas que os homens, possuindo ombros menos largos e menor força física, influi na forma como o golfe é praticado. Em todo o caso, naturalmente as mulheres têm vindo a praticar cada vez mais este desporto e como tal, é importante que não sigam conselhos sobre a escolha de tacos ideal que sejam pensados para jogadores mais fortes ou pesados. Vejamos agora como escolher tacos de golfe para mulheres.

O set básico

Habitualmente, um “set” de tacosgolf clubs suitable for women de golfe inclui um conjunto de ferros (numerados de 3 a 9), as madeiras (1, 3 e 5) e o putter, o taco mais adequado para o green que, como todos os golfistas sabem, é a área mais próxima do buraco e onde é necessária precisão milimétrica. Hoje em dia, com o surgimento dos tacos híbridos (combinando ferro e madeira), é habitual as mulheres substituírem os ferros mais baixos (do 3 ao 5) com híbridos, que se tornam um pouco mais leves.

As madeiras

Geralmente, as mulheres têm um swing inferior aos dos homens. Para as mulheres cujo swing seja mais lento, recomenda-se tacos com cabeça em titânio, que ajudem a dar mais impulso, e com um maior loft. O “driver” (taco para a tacada inicial no tee) deverá ter uma inclinação de 13 a 14 graus, enquanto a madeira 3 poderá chegar aos 16 graus.

Os ferros

As golfistas mais experientes conseguem manejar um ferro 5, mas as que tenham um swing mais lento podem escolher um ferro 6 ou 7 como o seu mais longo. Nesse caso, um taco híbrido ou um de madeira para o “fairway” pode substituir o ferro para as distâncias maiores. O ideal serão ferros com cabeça larga e redonda, cavidade pronunciada e mais peso no perímetro, de forma a que a força da tacada seja multiplicada tanto quanto possível.